Associação aconselha serviços destinados a pessoas idosas a implementarem medidas de contingência e protecção ou prevenção em relação à Gripe A

ACTIVIDADE GRIPAL – NOTA INFORMATIVA

A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, atenta às notícias mais recentes e por percepção transmitida por centenas de amigos que tem por todo o País, aconselha todos os serviços destinados a pessoas idosas a implementarem medidas de Contingência e prevenção em relação à Gripe A.

Na verdade e não podendo afirmar que a situação actual é muito semelhante à de outros períodos em que o estado Português lançou uma extraordinária campanha de prevenção e contingência com um investimento muito significativo, estamos perante um número de situações conhecidas já preocupante.

Também julgamos que independentemente de existir alarme social, devemos trabalhar permanentemente na prevenção, pelo que a distribuição de informação e de alguns materiais de desinfecção nos locais que prestam serviços a pessoas idosas não deixa de ser aconselhável.

Qualquer pedido de informação poderá ser enviado através do nosso mail estando disponíveis para recolher informação, partilhar e transmitir.

A Direcção aconselha a reactivação imediata das medidas básicas de protecção, contra a gripe EM TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE CUIDAM DE IDOSOS. As medidas de vacinação são para ser cumpridas por parte dos colaboradores e dos Idosos em acompanhamento tal como refere a Direcção Geral da Saúde. A Direcção da associação no seu compromisso social com a sociedade, vai manter atenção aos relatórios internacionais e vai publicar de forma frequente na sua página. Para ficar actualizado, vá a https://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/.

MEDIDAS BÁSICAS:

  • Proteger o nariz e boca com lenço de papel quando tossir ou espirrar.
  • Deitar o lenço de papel após a sua utilização única em recipientes próprios, de preferência já embrulhado em saco de plástico.
  • Lavar as mãos com água e sabão ou soluções à base de álcool com frequência, especialmente após tossir ou espirrar. VÍDEO EXPLICATIVO DA AAGI.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
  • Evitar contacto próximo com pessoas doentes. Se estiver doente com gripe, fique em casa e limite o seu contacto com outros. Telefone para: LINHA SAÚDE 24 – 808 24 24 24.

 

DEIXAMOS ALGUMA INFORMAÇÃO PUBLICADA NO SITE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE EM 25-02-2013

Gráfico Gripe 1

Gráfico Gripe 2

Gráfico Gripe 3Gráfico Gripe 4

Gráfico Gripe 5