A Associação encerrou o primeiro semestre o ano conseguindo consolidar a sua atividade na área da formação eu assegura a sustentabilidade tranquila de toda a restante atividade.

Passada a fase da surpresa, temos agora consolidada a grande qualidade da formação desenvolvida pela Associação, tornando-se um êxito todas as propostas que fazemos. Destaque absoluto para o Curso de Gestão organizacional de Lares e Casas de repouso que continua a ultrapassar todas as melhores expectativas, esgotando rapidamente após abertura de inscrições.

Neste trimestre desenvolvemos ainda um conjunto de workshops que começam a dar os primeiros passos e cujas primeiras edições já foram satisfatórias. A Associação vai manter e apostar no Workshop de enfermagem em Lares de Idosos, bem como na liderança e Coaching num modelo de formação mais alargado, durante este segundo semestre do ano.

A formação continua a ser, do nosso ponto de vista, o principal pilar a construir na área dos cuidados e serviços a pessoas idosas. Compreendemos hoje, mais do que nunca, a importância de partilharmos conhecimento e de desenvolvermos novos modelos de intervenção. A infelicidade dos que se mantem ao lado deste objetivo é cada vez mais deprimente e representa também cada vez mais um factor de distinção entre os profissionais. A formação académica é muito reduzida em relação às necessidades que os profissionais sentem no desenvolvimento das suas funções em lares, cuidados domiciliários, centros de dia e outros serviços e ofertas que existem para as pessoas idosas.

Reconhecemos hoje a importância fundamental de aumentarmos os nossos conhecimentos, não só para exercer funções em instituições mas também para investir e entrar na área do envelhecimento e longevidade. Tudo parece fácil, antes de ouvirmos vozes mais avisadas e que se dedicaram a aprofundar muitas das questões com que nos deparamos no dia a adia da nossa atividade.

Percorremos pois um caminho que há cinco anos era um pouco solitário mas que hoje começa a trazer problemas de congestionamento por tanta gente que o procura percorrer. Sentimo-nos felizes por verificarmos que atualmente existem dezenas de ofertas de formação para a área da gestão dos lares e outros serviços sabendo quer foi a Associação Amigos da Grande Idade que originou muitas dessas propostas.

No segundo semestre, para além das ofertas que vamos manter, será tempo de Pós Graduações se iniciarem em leiria e Porto, esperando assinalável êxito das mesmas. Estas Pós Graduações, estamos certos, serão em breve fundamentais para quem se quer distinguir na área da gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas. São formações pensadas, organizadas e administradas pro pessoas que todos os dias se deparam com novidades na gestão de equipamentos porque, trabalham no terreno. Não tem tanta capacidade pedagógica como a maior parte dos formadores e professores de outras propostas mas conhecem o terreno sem ser por filmes ou livros ou ainda descrições de outros. E esse trabalho, está á vista, podendo ser visitado por todos os interessados. No fundo gostaríamos que os lares fossem, pelo menos, como aqueles onde os nossos formadores e professores trabalham, na medida em que serão as melhores ofertas que atualmente se encontra no País.