1. Nota Introdutória
Com dois anos de existência a Associação Amigos da Grande Idade ultrapassou todas as expectativas e assegurou um lugar na sociedade civil de alguma relevância.
O ano de 2011 apresenta-se como um ano de consolidação de algumas áreas que constituem a actividade nuclear da Associação.
É ainda cedo para podermos falar na constituição de uma estrutura mais sólida e fixa, como se deseja, pelo que a actividade de 2011 vai continuar a ser desenvolvida através de uma grande entrega dos dirigentes e amigos da Associação no exercício da sua cidadania.
Como é marca da Associação este programa/planeamento é fundamentalmente pragmático, respondendo em concreto às necessidades que temos vindo a verificar na área da Grande Idade e realista, não pretendendo ser modesto mas evitando metas e objectivos que, na realidade actual nacional, seriam muito difíceis de atingir.
O programa está organizado em áreas específicas de intervenção e em cada uma delas são definidas algumas actividades e indicadores porque só assim se conseguem atingir objectivos claros e, na nossa opinião, essenciais para mudar o panorama nacional dos cuidados e serviços a Pessoas idosas.
Não temos já qualquer dúvida em que representamos quase a vanguarda das ideias sobre o envelhecimento em Portugal mas reconhecemos que isso muito se deve á falta de atenção que os líderes políticos e sociais continuam a ter em relação ao envelhecimento, aos seus desafios e especialmente às suas consequências na sociedade. Pretendemos alargar o nosso grupo de amigos de modo a influenciarem
cada vez mais os círculos de decisão, atendendo ás enormes dificuldades que ainda existem nas respostas para as Pessoas idosas.
2. Área da Formação
Nos últimos dois anos a Associação desenvolveu várias propostas formativas e participou em inúmeros eventos com o sentido de passar uma mensagem formativa nova e eficaz.
Foi possível manter quase permanentemente um Curso de Gestão de lares de 40 horas, pelo qual já passaram cerca de 500 formandos. Trata-se um curso pago que tem sustentado grande parte da actividade da associação e que compensa horas de trabalho de formadores. Foi lançada a 1ª Pós-Graduação em Gestão de Equipamentos
destinados a Pessoas idosas e realizámos o curso de atendimento contratado pela Escola Superior de Enfermagem da União das Misericórdias, abrindo aqui uma nova área de formação.
Em 2011 propomos:
- CURSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL DE LARES E CASAS DE REPOUSO
Este curso passará a 48 horas com a introdução de dois novos formadores para dois novos módulos, que nos parecem essenciais: legislação laboral e direitos da pessoa idosa e um módulo destinado a informação básica sobre contabilidade e gestão financeira.
Este curso será realizado em Lisboa, Porto, Faro, existindo uma proposta para Aveiro. Contudo a base de realização do curso será Lisboa já que a experiencia indica-nos que outras localizações apresentam alguns problemas em relação à divulgação e, especialmente às instalações.
O curso é realizado em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães, com protocolo assinado oficialmente, podendo ser realizadas algumas edições fora desta parceria, através de contratação com outros parceiros que tem vindo a fazer propostas à Associação. Em Lisboa existe um compromisso de honra para a exclusividade com o ILG. O ILG está acreditado pela DGERT o que trás algumas vantagens.
- 2ª PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE EQUIPAMENTOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS
Pretendemos manter a parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães que por sua vez tem protocolo oficial com a universidade Fernando Pessoa para acreditação das suas formações avançadas. Será lançada no inicio do ano esta proposta que pensamos ver melhorada pela experiência adquirida. Uma das alterações tem a ver com a redução e a especialização da equipa de docentes.
Esta proposta realiza-se em Lisboa, havendo a possibilidade de vir a ser realizada no Porto e em Faro, o que será muito difícil de acontecer durante 2011.
- CURSO DE EXECUTIVOS EM GESTÃO DE EQUIPAMENTOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS
Esta é uma das propostas mais inovadoras da Associação para o ano de 2011. Entendendo as reais necessidades na área da gestão dos equipamentos, concluímos que o mercado apenas oferece formação até determinado nível de desempenho: auxiliares e técnicos sociais e de saúde. Acontece que a liderança nesta área é feita pelos Presidentes de IPSSS, Provedores de Misericórdias, Directores Gerais, Gerentes, Administradores, pelo que existe um afastamento entre lideres das organizações e gestores intermédios muito em consequência das diferenciações de formação académica e essencialmente prática.
A Associação propõe, pela primeira vez, uma formação específica para estes líderes que exercem as suas funções como actividade de cidadania, prestando valoroso serviço ao País e às comunidades locais. Pessoas que tem ou não formação académica mas que raramente tem acompanhado as alterações neste sector em termos de gestão e de profissionalização.
Este curso é realizado em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães e realiza-se em Lisboa.
- CURSO DE ATENDIMENTO
Mantemos nas nossas propostas o Curso de atendimento, na medida em que continuamos a acreditar que é no atendimento que se podem introduzir alterações essenciais para a mudança da imagem das instituições, dos cuidados e serviços a pessoas idosas. Contudo assumimos que esta não é uma proposta em que a associação
aposta fortemente, incluindo-se mais numa área que tem a ver com a função da Associação de servir de plataforma para os nossos amigos e colaboradores poderem desenvolver as suas actividades e as suas ideias. Ou seja, este curso, bem como outros que possam vir a ser desenvolvidos são realizados por colaboradores e amigos da Associação que no desempenho das suas actividades de cidadania pretendem desenvolver alguns temas. O atendimento como a ventilação assistida e outras propostas que possam vir a surgir serão bem acolhidas pela Associação ainda que o seu desenvolvimento tenha que ser feito por novos colaboradores que surjam e que desejem realizar essas actividades.
Este curso é feito sem parcerias existentes até ao momento.
- CURSO DE AUXILIARES PARA EQUIPAMENTOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS
Esta é também uma nova proposta para o ano de 2011. Destinada exclusivamente a auxiliares que exerçam funções em respostas para pessoas idosas ou que pretendam vir a exercer, é uma oferta para as Instituições poderem responder às suas necessidades de formação, cumprindo legislação nesta área.
O Curso é apresentado em duas versões: uma a desenvolver ao longo do ano em 12 acções de 4 horas (uma sessão por mês) durante as quais os participantes desenvolvem também um projecto de desenvolvimento profissional e outra versão de 48 horas em 8 sessões (4 de 4 horas e 4 de 8 horas).
Este curso, no qual a associação tem grande expectativa, apresenta-se ainda com pouca divulgação e poderá ter dificuldades em ser iniciado. Assim esperamos durante 2011 realizar pelo menos uma edição numa Instituição que entenda esta absoluta necessidade.
Infelizmente as Instituições mantém a preferência por formações desalinhadas com os seus verdadeiros objectivos mas que se encontram no mercado há anos e justificam a sua existência pela tradição e pela falta de inovação.
Este curso é feito sem parcerias existentes até ao momento.
3. Partilha e Parcerias
a) PARCERIAS EXISTENTES
A Associação pretende manter e aprofundar as parcerias oficiais existentes, nomeadamente com a BIOFIG (Centro de Genômica Biodiversidade, Funcional e Integrativa - http://biofig.fc.ul.pt/), com o ILG (Instituto Leopoldo Guimarães - http://www.institutolg.com/) e com a CMS (Câmara Municipal de Setúbal - http://www.mun-setubal.pt/).
- · BIOFIG
BioFIG constitui uma plataforma interdisciplinar que oferece oportunidades de treinamento de alto nível para os pesquisadores interessados em diferentes aspectos da biologia.
Integrada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, esta pareceria visa o desenvolvimento de investigação na Grande Idade, tendo sido proposto para 2011 um trabalho sobre a Surdez nas pessoas idosas e da forma como essa patologia implica com a exclusão destas pessoas.
Este projecto irá procurar financiamento diversificado e deve realizar-se durante o ano de 2011. Faz parte de documento próprio a publicar em breve no portal da Associação.
- ILG
O ILG assume, como motivação fulcral na sua estratégia de desenvolvimento, o humanismo, a cultura, as respostas sociais, valores determinantes do conceito de “Formação ao longo da vida” em qualquer das suas áreas de intervenção na sociedade e que concomitantemente determinam os eixos de orientação do Instituto.
A parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães foi feita para a área da formação mas tem sido alargada para muitas outras iniciativas. È a parceria mais desenvolvida pela associação pretendendo-se que se mantenha o nível de ralações com o Instituto e que o mesmo possa vir a ocupar um lugar de maior importância na formação académica nacional. A Associação tem todo o interesse em colaborara nesse sentido. Esta parceria tem vindo a realizar alguns encontros temáticos e simpósios, pensando-se que em 2011 isso voltará a acontecer ainda com maior frequência.
- CMS – Câmara Municipal de Setúbal
A parceria com a Câmara Municipal de Setúbal visa o desenvolvimento do projecto “Setúbal – Cidade Amiga das pessoas Idosas”.
Este projecto tem vindo a encontrar dificuldades no seu desenvolvimento não por causas atribuíveis a qualquer dos parceiros mas por alguns compromissos não cumpridos por outras entidades.
Em 2011 vai ser iniciado o projecto cujo seu programa faz parte de documento específico publicado no portal da Associação e que sofrerá permanentemente alterações em função do decorrer das actividades iniciais e dos seus ensinamentos.
b) PARCERIAS EM NEGOCIAÇÃO
A associação tem vindo a receber muitas propostas de parceria, tendo também apresentado algumas propostas a algumas entidades.
- CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
Encontra-se em formulação proposta de parceria para a área da formação e desenvolvimento de projectos;
- CRUZ VERMELHA – NÚCLEO DE FARO
Foi entregue no inicio do ano a proposta de parceria para a área da formação de auxiliares para equipamentos destinados a pessoas idosas.
- STUDIO FORMAÇÃO DE AVEIRO
Foi entregue no inicio do ano a proposta de parceria para a área da formação em gestão organizacional de lares e casas de repouso.
- ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA
Está em análise pela Associação da proposta feita pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a assinatura da parceria deve ser feita no primeiro trimestre de 2011.
A Associação manterá o seu posicionamento de se encontrar disponível para a análise de outras parcerias, tendo definido para o ano de 2011 propor parcerias ao Instituto do envelhecimento, Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas/SAMS, Escola Nacional de saúde Publica e Fundação Jorge Barreto Ribeiro de Cabo Verde.
4. Investigação e Inovação
A Associação pretende ter um papel significativo na área da investigação.
Para além de estar já a desenvolver um projecto de investigação com o BIOFIG na área da surdez no idoso e suas implicações na exclusão social, já referida anteriormente, vai publicar em 2011 um artigo sobre a avaliação da qualidade do trabalho de enfermagem em lares de idosos, em revista científica de referência e está a acompanhar uma tese de mestrado sobre quedas nas Pessoas Idosas institucionalizadas e um doutoramento em escalas de avaliação de funcionalidade.
As grandes novidades nesta área em 2011 são o lançamento de um concurso internacional sobre Inovação no envelhecimento (http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/premio-inovacao-noenvelhecimento/) e lançar a primeira revista de investigação do envelhecimento online.
A Associação manter-se-á disponível para o acompanhamento e apoio de trabalhos de investigação, podendo todos os interessados recorrer a esse apoio.
5. Organização, promoção e participação em Eventos
A Associação prevê para 2011 a organização de 3 eventos, constituídos por 2 seminários/simpósios e um evento que marcará a comemoração do aniversário da Associação e que se designará por “CAMINHAR PELA SOLIDARIEDADE”.
A Informação detalhada sobre este evento será oportunamente anunciada no portal da Associação.
6. Intervenção e Influência
Repetindo algumas iniciativas do ano de 2010 a associação pretende manter a sua actividade de intervenção e influência.
Para este ano prevemos solicitar audiências às Comissões Nacionais dos diversos Partidos Políticos e às principais entidades com influência no sector da Grande Idade.
É objectivo em 2011 de solicitar audiência ao Exmo. Senhor Presidente da Republica e à Exma. Senhora Ministra do Trabalho e Solidariedade Social.
Manteremos a divulgação e discussão pública das “Cinco Medidas para um envelhecimento saudável em Portugal” e lançaremos as “Medidas autárquicas para os Cuidados e Serviços a Pessoas idosas”.
Está já iniciado, desde os primeiros dias de Janeiro, o projecto “Avaliação 65 + saúde” que, em breve e através do portal da Associação será devidamente e detalhadamente explicado e que poderá vir a tornar-se na alteração mais profunda a nível nacional dos cuidados a Pessoas idosas.
É ainda objectivo da Associação poder apresentar uma proposta ao Programa televisivo “Sociedade Civil”, bem como o lançamento de um livro sobre assuntos relacionados com a Grande Idade.
A associação manterá também toda a sua actividade ao nível da divulgação através das novas tecnologias de comunicação e dos grupos sociais.
Manteremos também toda a disponibilidade para a participação em eventos organizados por outras entidades onde a opinião da Associação seja solicitada.
7. Organização Administrativa
A Associação, como afirmou no inicio deste documento, pretende quie o ano de 2011 seja de consolidação da sal actividade e do seu papel na sociedade.
A organização administrativa da associação, tratamento de sócios, preparação de acto eleitoral e realização de assembleia-geral fazem parte das principais preocupações da associação.


AAGI Alentejo
AAGI Oeiras
