30. Mai, 2009 em Currículos

O Curso de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso foi uma iniciativa da qual levo excelentes recordações. Além de ter-me permitido ganhar novos conhecimentos e perspectivas sobre o tema em questão, proporcionou-me conhecer pessoas fantásticas, das quais não vou esquecer-me: desde os colegas formandos, aos formadores, sempre dinâmicos e receptivos. O ambiente foi muito gratificante, uma vez que se pautou pela aprendizagem e, igualmente, por trocas de experiências, tanto pessoais, como profissionais.

Um dos momentos “altos” deste curso foi, sem dúvida, a ida a Azeitão para a visita ao Lar do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas. Numa palavra, descreveria o Lar como “apaixonante”, assim como as pessoas com as quais tive o prazer de cruzar-me e interagir. A atmosfera do lar era estimulante e respirava boa disposição, motivação e vontade de fazer o melhor pelas pessoas que mais precisarão de nós, naquele caso, os residentes. Foi com muita alegria que me apercebi do quanto pode fazer-se, enquanto visitava os ateliês (de pintura e de culinária, por exemplo), o salão de chá, as paredes exteriores decoradas pelos residentes, entre tantas outras coisas! Outro facto interessante foi o de haver tanta luz natural, nomeadamente nos quartos dos residentes, facultada pelas amplas janelas de vidro, que davam para o espaço verde exterior.

Termino, dizendo que foi uma experiência bastante gratificante, a muitos níveis, e que, acima de tudo me motivou, enquanto pessoa e enquanto mestranda na área de Psicogerontologia Clínica.

Achei muito interessante e válida a formação da AAGI-ID “Gestão Organzacional de Lares e Casas de Repouso”. O que mais apreciei foi a vertente inovadora dos formadores e obviamente dos conteúdos que transmitiram e a capacidade de visionar um futuro diferente para a Grande Idade no nosso país.
Gostaria de ver agora formações que aprofundem mais os temas tratados, nomeadamente relativamente ao Empreendedorismo na área da Idade Maior.
Edite Carvalho

PARA MIM O CURSO FOI UMA NOVIDADE.
O QUE MAIS ME SATISFEZ FOI OS CONHECIMENTOS QUE PUDE ADQUIRIR A NIVEL DE GESTÃO E DE ALGUMAS FERRAMENTAS: CONTROLE DE CUSTOS, POLIVALÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR OBJECTIVOS E INDICADORES, ETC.
TUDO ISTO, NÃO TENHO DUVIDAS, LEVARÁ A UMA MAIOR SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.
NÃO TENDO FORMAÇÃO ACADÉMICA E DESEMPENHANDO FUNÇÕES COMO DIRECTOR DE UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL, RECONHEÇO QUE ESTE CURSO TEM UMA LINGUAGEM QUE TANTO MOTIVA OS TÉCNICOS, OS ACADÉMICOS E OS VOLUUNTÁRIOS.

GUILHERME ROUSSADO
director de Instituição Social