Formação que visa promover a capacidade do diretor técnico na transformação do modelo de prestação de cuidados e oferta de serviço, enquadrado pelos indicadores internacionais de qualidade, mais recentes.

WORKSHOP DE 8 HORAS

RUI FONTES

PROGRAMA

  1. TRANSFORMAR O LAR PELO SEU INTERIOR: Recursos Humanos, avaliação desempenho, avaliação de necessidades imediatas, Balanced Scordcard, Modelo de Organização de trabalho, Planeamento e programa de atividades, implementação de indicadores. (4 horas)
  1. MODELO DE REGISTOS: Processos individuais administrativos, de saúde e da felicidade. (2 horas)
  1. MODELO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LAR: processos de avaliação, comunicação, documentação para implementação de processos de avaliação. (2 horas)

NUMERO MÁXIMO DE FORMANDOS: 20

PREÇO FORMANDO: 50,00 €

DESTINATÁRIOS: Diretores/as Técnicos/as Lares, Diretores/as Gerais, Empreendedores, Gestores, Técnicos/as Serviço Social, Licenciados Psicologia, Enfermagem, Medicina, Gerontologia, Psicogerontologia, Terapia ocupacional, Fisioterapia, Direito. Outros interessados a exercer funções em Lares de idosos (estruturas residenciais para pessoas idosas), Centros de dia, cuidados domiciliários.

CONDEIXA: 13 DE DEZEMBRO – Ver folheto

Clique aqui para efectuar a sua inscrição online

 

APRESENTAÇÃO

Em 2007 iniciou-se o Curso de Gestão de Lares e Casas de Repouso promovido pela associação e consequência de um conjunto de projectos inovadores desenvolvidos num Lar de idosos desde 2003. Este curso de 48 horas correu já o País e vai já em mais de 40 edições.

O êxito deste curso justifica a construção de subprodutos mais específicos e resumidos de parte dos conteúdos, surgindo agora o primeiro desses subprodutos.

Esta formação, apresentada em formato de workshop de 8 horas é exclusivamente ministrada pelo Presidente da Associação Amigos da Grande Idade e Diretor técnico de lar de idosos, Rui Fontes, dotado de uma capacidade ímpar de partilhar a experiencia da gestão de um equipamento destinado a pessoas idosas.

A diferença para propostas semelhantes é imensa: nesta formação pretende-se que em 8 horas todos fiquem preparados para implementar grandes alterações nos lares e estruturas que gerem, visando a qualidade e contribuindo para a felicidade das pessoas idosas.

São apresentadas propostas arrojadas que constituem um autêntico guia de mudança. É um instrumento essencial para alterar o procedimento e a atitude do próprio mas também das equipas que gere, das instituições que preside, dos equipamentos que coordena ou para o início da atividade nesta área de uma forma inovadora e desconstrutora de estigmas.

Esta formação poderia ter vários títulos: “Sem Papas na Língua”; “Liberdade para repensarmos o envelhecimento e as nossas ofertas”; “Revolução tranquila nos processos de prestação de cuidados e oferta de serviços a pessoas idosas”; “A Coragem de falar verdade sobre lares de idosos”; “A Permanente procura da perfeição”. Todos estes títulos poderiam assentar como uma luva neste workshop que corre o País, partilhando novas formas de abordarmos o envelhecimento e de nos posicionarmos para o futuro.

 

FORMADOR

Rui Fontes habitou-se desde que iniciou funções como Diretor Técnico de um Lar de idosos a questionar tudo o que se fazia e o que ainda se faz. O que ele próprio faz. Sem medo de errar mas enfrentando a incapacidade que todos temos de perceber o envelhecimento das pessoas, as suas necessidades e, especialmente, os seus anseios e sonhos. Enfrenta essa ignorância profissional procurando diariamente surpreender quem depende de si no exercício das suas funções: os seus colaboradores e os residentes do Lar que dirige.

Provoca as pessoas por dizer e, depois demostrar, que o Lar que dirige é a melhor oferta de cuidados e serviços em Portugal e que já ultrapassa fronteiras. Porque não tem termo de comparação: há dez anos que determina o seu trabalho e da sua equipa por indicadores e por avaliação desses indicadores, mostrando um extraordinário orgulho em poder dizer quais são os principais indicadores de qualidade de um lar e apresentar resultados que não são falseados mas consequência de um trabalho profundo que tem desenvolvido nos últimos dez anos.

Com um extenso curriculum, é o principal motivador do Curso de Gestão organizacional de Lares e Casas de repouso mas é também o coordenador das Pós graduações em gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas desenvolvidas pela Associação. Tornou-se nos últimos anos uma referência nacional, percorrendo o País em inúmeros eventos a falar sobre envelhecimento. Mas o mais importante é conseguir partilhar os seus constrangimentos, experiencias e sonhos com as outras pessoas.

Caracteriza-se por uma convicção que chega a ser violenta quando se trata de defender um novo olhar para o envelhecimento e paras as respostas para pessoas idosas.

Hoje dedica-se exclusivamente à área do envelhecimento, cumprindo as suas funções como Diretor Técnico, presidindo à associação Amigos da Grande Idade, fazendo formação em diversas ações, participante em dezenas de eventos anualmente, escrevendo diversos artigos e participando como co-autor em alguns livros, organizando iniciativas para a reflexão sobre as pessoas idosas e o seu envelhecimento e fazendo parte de diversas instituições e entidades como convidado, tendo sido recentemente indicado como perito na área do envelhecimento pela Ordem dos Enfermeiros junto do International Council of Nurses.

 

CONTEÚDOS

TRANSFORMAR O LAR PELO SEU INTERIOR 4 HORAS
Recursos Humanos Transformar uma equipa através de comunicação adequada, formação e
liderança;
Avaliação Desempenho Processos individuais de colaboradores, conhecimento, partilha e
gestão de expectativas;
Avaliação necessidades imediatas Processos de avaliação eficaz de necessidades imediatas, diagnóstico
de situação;
Balanced Scordcard Administração de soluções para situações diagnosticadas;
Modelo de organização de trabalho Método individual e responsável de cuidados;
Planeamento e programa de atividades Planear atividade e ações, trabalhar por processos determinados;
Protocolos de atuação;
Implementação de Indicadores Principais indicadores, registos e avaliação, comunicação e motivação;
MODELO DE REGISTOS 2 HORAS
Processos individuais administrativos, saúde e da felicidade Chek-list de documentação e implementação de registos nessa
documentação;
MODELO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LAR 2 HORAS
Processos de avaliação Formas simples e adequadas de avaliação do desempenho da organização;
Comunicação Modelo de comunicação formal e informal;
Documentação para implementação de processos de avaliação Documentos essenciais para registo de atividade que permitam a
avaliação

 

A inscrição e participação confere o direito a:

Participação nas sessões plenárias e nos Workshops; pasta com
documentação em suporte digital que comporta textos de apoio; dossier em suporte de papel com a impressão das apresentações para poderem tomar notas; acesso a plataforma informativa contínua com apoio científico da equipa coordenadora do projecto, a nível de implementação de projectos locais de cuidados e de investigação; diploma de participação no Seminário;prioridade na participação em formação de aprofundamento em momentos futuros.

 

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

  • A Inscrição é feita através de impresso próprio e envio on-line.
  • O custo da formação é de 50,00 €.
  • Após envio da inscrição receberá informação para realizar o pagamento.
  • Só serão consideradas inscrições e garantida a participação após pagamento das mesmas.
Clique aqui para efectuar a sua inscrição online