PROJECTO SETUBAL: CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSAS

20. Abr, 2009 em Notícias

A Associação Amigos da Grande Idade fez a apresentação do pré-projecto à Senhora Presidente da Camara de Setubal, Drª Maria das Dores Meira, que nos transmitiu motivação e interesse no desenvolvimento do projecto na sua Cidade.

Este projecto só se desenvolverá se receber o apoio de entidades fundamentais que são a Direcção Geral da Saude e o Instituto de Segurança Social, alterando completamente a prática de trabalhos nesta área e juntando a área social à area de saude, demonstrando que isso é possivel e que só assim conseguiremos melhorar os cuidados e as ofertas aos nossos cidadãos mais velhos.

Tendo já o apoio informal da Direcção Geral da Saude, aguardamos ser recebidos pelo Instituto Segurança Social, adiantandfo que pedimos também audiências ao Centro Regional de Segurança Social de Setubal e ao Alto Comissariado da Saude, sendo este ultimo organismo a Organização que verifica e acompanha a execução do Plano Nacional de Saude, sendo, por isso, importante que acompanhe o nosso projecto.

Como sabemos em Portugal é dificil avançar-se com projectos que pretendem juntar várias organizações cujo hábito não é propriamente desenvolver trabalho conjunto. Mas só assim será possivel dar uma resposta positiva aos grandes desafios trazidos pelo envelhecimento e que necessitam de respostas urgentes, exigindo que se trabalhe por antecipação e não por reação.

Depositamos muita esperança neste projecto e já conseguimos motivar outras associações, escolas e universidades, bem como muitas pesonalidades relevantes para nos apoiarem, mas acima de tudo para apoiarem os cidadãos da Grande Idade, experimentando novas soluções na Cidade de Setubal, podendo replicá-las noutras cidades do País.

Aguardamos assim a realização das audiências solicitadas, com esperança, reafirmando a nossa persistência no desenvolvimento deste projecto.

Apresentamos aqui o pré-projecto, desafiando todos os que se interessarem por esta temática a fazerem uma análise critica do mesmo e a enviarem as suas sugestões que serão, com certeza, fonte de enriquecimento do projecto.

Ver apresentação

Este projecto tem como base um trabalho realizado pela Organização Mundial de Saude, desenvolvido em 55 cidades de todo o Mundo emtodos os Continentes, que pretendeu avaliar o que as pessoas idosas sentem em relação às Cidades. Este trabalho deu origem à publicação do GUIA GLOBAL DAS CIDADES AMIGAS que pode consultar em:

www.who.int/entity/ageing/GuiaAFCPortuguese.pdf