Bem Vindo à Formação que quer mudar os Lares de Idosos em Portugal!

Como são os lares de Idosos em Portugal? Que imagem tem as pessoas dos Lares de idosos em Portugal? Estaremos nós, técnicos que desenvolvemos o nosso trabalho nesses Lares de Idosos satisfeitos com esta situação?

Sendo difícil responder à pergunta: porque é que o seu Lar de Idosos é bom? poupando mesmo as pessoas de respostas incrivelmente destituídas de qualquer evidencia e mesmo patéticas, pergunta-se, ao contrário: porque é que o seu Lar de Idosos é mau?

Resposta simples e directa: porque a maioria das pessoas com capacidade de avaliação, com autonomia e com liberdade não vai para lá.

Mas há muito que percebi, nesta vida profissional que abracei, que o Lar de idosos é muito da atitude, comportamento, convicção, capacidade, conhecimento e liderança do Director Técnico. É mesmo a cara dele. E ninguém gosta de ter má cara.

Por isso os Lares de idosos precisam de ser mudados pelo seu interior e ainda que a legislação, a sociedade, as grande corporações, muito contribua para que os Lares de idosos se mantenham como são, temos a obrigação de nos esforçarmos, de colocarmos todo o nosso empenho no sentido de dignificarmos, de melhorarmos, de alterarmos a situação actual.

Somos nós, profissionais dos Lares de Idosos, que sabemos mais do assunto. Somos nós que estudámos para liderar equipas e para implementar processos. Somos nós que aceitámos a missão de fazer a gestão de uma oferta essencial para a vida das pessoas e não para a sua morte. E se quisermos continuar no caminho que temos percorrido então sejamos honestos e não convençamos as pessoas a irem para o nosso Lar porque só lhes fornecemos infelicidade, violência e morte.

Ao inscrever-se para esta formação arriscou-se a ser provocado, permanentemente provocado mas isso é essencial para começarmos a olhar em redor de maneira diferente. Porque se tivéssemos sido bons ao longo de mais de um século de cuidados e serviços a pessoas idosas, elas não fugiam dos lares como fogem.

Diariamente percebo que estou muito longe de atingir aquilo que desejava que um Lar de Idosos me oferecesse, mas, pelo menos, não nego a minha incapacidade de o conseguir, sabendo que já foi feita muita coisa para me aproximar desse objectivo e que essas coisas até se distinguem no panorama nacional. Mas isso não basta. É preciso continuar o caminho e este workshop é mais um passo nesse caminho em direcção a melhores futuros.

Bem vindo pois a uma acção provocadora.

 

Um pouco de História…

cropped-man-pushing-rock-up-hill-ok-to-use-1024x625

Em 2007 iniciou-se o Curso de Gestão de Lares e Casas de Repouso promovido pela associação e consequência de um conjunto de projectos inovadores desenvolvidos num Lar de idosos desde 2003. Este curso de 48 horas correu já o País e vai já em mais de 40 edições.

O êxito deste curso justifica a construção de subprodutos mais específicos e resumidos de parte dos conteúdos, surgindo agora o primeiro desses subprodutos.

Esta formação, apresentada em formato de workshop de 8 horas é exclusivamente ministrada pelo Presidente da Associação Amigos da Grande Idade e Diretor técnico de lar de idosos, Rui Fontes, dotado de uma capacidade ímpar de partilhar a experiencia da gestão de um equipamento destinado a pessoas idosas.

A diferença para propostas semelhantes é imensa: nesta formação pretende-se que em 8 horas todos fiquem preparados para implementar grandes alterações nos lares e estruturas que gerem, visando a qualidade e contribuindo para a felicidade das pessoas idosas.

São apresentadas propostas arrojadas que constituem um autêntico guia de mudança. É um instrumento essencial para alterar o procedimento e a atitude do próprio mas também das equipas que gere, das instituições que preside, dos equipamentos que coordena ou para o início da atividade nesta área de uma forma inovadora e desconstrutora de estigmas.

Esta formação poderia ter vários títulos: “Sem Papas na Língua”; “Liberdade” para repensarmos o envelhecimento e as nossas ofertas”; “Revolução tranquila nos processos de prestação de cuidados e oferta de serviços a pessoas idosas”; “A Coragem de falar verdade sobre lares de idosos”; “A Permanente procura da perfeição”. Todos estes títulos poderiam assentar como uma luva neste workshop que corre o País, partilhando novas formas de abordarmos o envelhecimento e de nos posicionarmos para o futuro.

 

Os Formadores:

ruifontes

Rui Fontes, Director da Casa de Repouso Santa Margarida , Pós-graduação Gestão de Serviços de Saúde/Universidade Católica, Liderança para a Mudança/ICN.

Tele. 919711797

e-mail: rmsfontes@sapo.pt

https://sites.google.com/site/acidentalmentedeproposito/

Rui Fontes habitou-se desde que iniciou funções como Director Técnico de um Lar de idosos a questionar tudo o que se fazia e o que ainda se faz. O que ele próprio faz. Sem medo de errar mas enfrentando a incapacidade que todos temos de perceber o envelhecimento das pessoas, as suas necessidades e, especialmente, os seus anseios e sonhos. Enfrenta essa ignorância profissional procurando diariamente surpreender quem depende de si no exercício das suas funções: os seus colaboradores e os residentes do Lar que dirige.

Provoca as pessoas por dizer e, depois demonstrar, que o Lar que dirige é a melhor ofertada  de cuidados e serviços em Portugal e que já ultrapassa fronteiras. Porque não tem termo de comparação: há dez anos que determina o seu trabalho e da sua equipa por indicadores e por avaliação desses indicadores, mostrando um extraordinário orgulho em poder dizer quais são os principais indicadores de qualidade de um lar e apresentar resultados que não são falseados mas consequência de um trabalho profundo que tem desenvolvido nos últimos dez anos.

Com um extenso curriculum, é o principal motivador do curso de Gestão organizacional de Lares e Casas de repouso mas é também o coordenador das Pós graduações em gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas desenvolvidas pela Associação. Tornou-se nos últimos anos uma referência nacional, percorrendo o País em inúmeros eventos a falar sobre envelhecimento. Mas o mais importante é conseguir partilhar os seus constrangimentos, experiências e sonhos com as outras pessoas.

Caracteriza-se por uma convicção que chega a ser violenta quando se trata de defender um novo olhar para o envelhecimento e paras as respostas para pessoas idosas.

Hoje dedica-se exclusivamente à área do envelhecimento, cumprindo as suas funções como Director Técnico, presidindo à associação Amigos da Grande Idade, fazendo formação em diversas ações, participante em dezenas de eventos anualmente, escrevendo diversos artigos e participando como co-autor em alguns livros, organizando iniciativas para a reflexão sobre as pessoas idosas e o seu envelhecimento e fazendo parte de diversas instituições e entidades como convidado, tendo sido recentemente indicado como perito na área do envelhecimento pela Ordem dos Enfermeiros junto do International Council of Nurses.
antonioilhicas

António Ilhicas, Director Técnico no Centro Social da Penha de França; Provedor do Estagiário na Ordem dos Psicólogos Portugues

António Ilhicas iniciou o seu percurso académico na Universidade Lusíada de Lisboa onde se lincenciou. O passo seguinte foi a sua entrada no ISPA_Instituto Universitário onde realizou Mestrado em Psicologia e iniciou o seu Doutoramento em Psicologia da Saúde com o tema Preditores do Envelhecimento Bem-Sucedido.

Trata-se de um apaixonado por pessoas e equipas, colocando o ser humano no centro do sistema global da Organização.

Dedica-se ao envelhecimento e à gestão de equipamentos e serviços para pessoas idosas com vista à funcionalidade e à sustentabilidade da Organização.

 

Conteúdo da Formação

MÓDULO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
TRANSFORMAR O LAR PELO SEU INTERIOR Recursos Humanos,
Avaliação Desempenho,
Modelo de Organização de,trabalho,
Planeamento e programa de actividades,Implementação de indicadores,
Resultados financeiros,
Modelo de Oferta,
Auto Avaliação
LIDERANÇA POR GESTÃO EMOCIONAL O que é a Liderança?
O que é um Líder?
Qual a diferença entre líder e,chefe?
O que é um Líder emocional?
Quais os motivos pelos quais,reconhecem essa pessoa como líder?

 

Condições e Preço

  • Preço: 50,00 €
  • 8 Horas de formação creditada.
  • Pasta com Documentação
  • Certificado de presença com horas registadas
  • Acesso a um site de apoio com documentação.
  • Tutoria Pós-Formação por 30 dias

Próximas Sessões em 2017

Local Data Vagas Inscrições
Cernache do Bonjardim 11 FEVEREIRO 15
Avis 18 FEVEREIRO 15
Lisboa 22 ABRIL 15
Viseu 3 JUNHO 15
Ponta Delgada 15 JULHO 15
Funchal 30 SETEMBRO 15
Coimbra 11 NOVEMBRO 15
Lisboa 18 NOVEMBRO 15  ABERTAS
Porto 15 DEZEMBRO 15

 

Inscrições

As inscrições para a nossa formação já se encontram abertas.

Inscreva-se aqui