Congresso Grande Idade 2017Realizou-se nos dias 30 de junho e 1 de julho o II Congresso Nacional da Grande Idade, cumprindo os objetivos determinados pela associação Amigos da Grande Idade no âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Equipamentos e Serviços destinados a pessoas Idosas.

Com 43 oradores e mais de 200 participantes, o II Congresso nacional da Grande Idade foi mais um evento que marca a sociedade portuguesa no que respeita á reflexão sobre envelhecimento.

Com a comunicação social e as grandes estruturas sempre de costas voltadas para um tema que deve estar na preocupação de todos, mas que é suficientemente mediático para abrir noticiários e dar protagonismo a pessoas, estiveram no auditório Ruy de Carvalho em Carnaxide, os principais conhecedores do envelhecimento desde cidadãos comuns no exercício livre da sua cidadania até aos investigadores mais relevantes do nosso País.

A organização do evento foi assegurada por colaboradores voluntários da Associação amigos da Grande Idade e da Escola Superior de Saúde da Cruz vermelha Portuguesa e mostrou-se extraordinariamente profissional na opinião de todos os participantes.

A Associação prepara-se agora para maior ambição nesta área e pretende lançar em breve o Congresso Internacional do Envelhecimento. Um evento que deseja trazer ao nosso país a versão do envelhecimento em todo mundo.

As questões do envelhecimento exigem a nossa preocupação. Estamos a viver muito mais anos, conquista que aumenta ano a ano, contudo envelhecemos muito rapidamente e continuamos sem nos prepararmos para isso.

Também se começam a levantar sérias questões especificas que se mantem como tabus: a sexualidade e as diferentes opções sexuais, a incapacidade numa idade muito anterior ao que consideramos idoso, as comunidades estrangeiras, a manutenção da atividade pós reforma, etc.

A Associação acredita que o trabalho que podemos fazer é importante para a alteração do modelo que atualmente existe permitindo uma maior dignidade, menor institucionalização e mais funcionalidade.

GRANDE IDADE - II CONGRESSO NACIONAL