Justificação

Ao nível deste sector em Portugal, observa-se uma desregulação clara onde o papel dos técnicos é desvalorizado, quer pela influência da legislação, quer pela forma pouco sustentada como estes profissionais intervêm directamente na gestão dos Lares e Casas de Repouso. Assim o curso visa o alargamento da formação dos técnicos para fazer face às necessidades que se observam actualmente, ao nível da Gestão Organizacional, da prestação de cuidados de saúde e da oferta de serviços.

Objectivos gerais

O Curso Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso, tem como objectivo capacitar os formandos a desenvolverem:

• Estratégias de intervenção que visem a excelência ao nível da Gestão de Lares e Casas de Repouso.

Objectivos específicos

Estabelecer prioridades e estratégias para os cuidados de saúde e oferta de serviços, às pessoas idosas seguidas nos Lares e Casas de Repouso;
Fornecer instrumentos conceptuais e operatórios que promovam o desenvolvimento da gestão do conhecimento nesta área problemática;
Proporcionar competências para a investigação, no apoio a soluções inovadoras.

Competências esperadas no final da formação

Pretende-se que o Formando adquira competências para:

Promover uma cultura de excelência no seu exercício profissional;
Promover a aquisição de conhecimentos multidisciplinares que proporcionem competências na identificação dos problemas e na formulação de soluções inovadoras e criativas.

Destinatários

Técnicos de saúde. Licenciados nas áreas de ciências sociais e humanas, outros que exerçam funções em Lares e Casas de Repouso.

Formadores

Módulos Conteúdos Duração
1. Noções Fundamentais sobre Lares e Casas de Repouso/Organização da Casa – Análise critica da Legislação
– Regulamentos
– Intervenção da Direcção Técnica
8 Horas
2. Intervenções de Segunda Linha – Comunicação
– Cultura e clima organizacional
– Inteligência emocional
4 Horas
3. Modelo de Comportamento e Atitude de Direcção Técnica – Relação com residentes e trabalhadores
– Convívio com a dependência e a demência
– Modelo de intervenção com vista à funcionalidade
4. Planeamento e Estratégia – Plano de Actividades
– Missão,Visão e Valores
– Estratégias
– Indicadores
5. Organização do Trabalho – Avaliação das necessidades da população-alvo
– Organização por método responsável
– Escalas de avaliação de dependência e de cargas de trabalho
4 Horas
6. Enquadramento dos Cuidados de Saúde na Organização – Atribuições do papel da enfermagem
– Definição de autoridades organizacionais e técnicas
– Definição de objectivos
– Instrumentos de medição do desempenho
7. Empreendedorismo / Novas Dinâmicas – Rentabilização de recursos humanos
4Horas

Vídeo do Curso de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso

Manual do Formando

Apresentado em formato digital em site específico para consulta. É fornecido manual em formato de papel/pasta com informação sucinta.

Datas, Horários, Locais

Datas:: 4, 11, 18 e 25 de Novembro /2 e 9 de Dezembro

Preço:Condições e Preço

• 298,00€

Pagamento:

• 50,00 € (Confirmação Inscrição) + 2 Prestações de 124,00 €

Total de horas de formação

Normas de pagamento e validação das inscrições

1. 1.Depois de realizar a inscrição on-line, irá receber os seus dados multibanco para efectuar o pagamento da sua inscrição, no caso de ainda existirem vagas, para o curso pretendido.
  2. 2.Após o pagamento da inscrição (50€) está automaticamente inscrito(a). Deve conservar consigo o comprovativo deste pagamento.
  3. 3.O restante pagamento (248€) deve ser efetuado, até ao fim da primeira semana, ou se preferir pode ser faseado em duas prestações de 124€ (a primeira até ao fim da primeira semana e a última na quarta semana do curso). Todos os pagamentos são feitos através de referência MB fornecidas individualmente.
  4. 4.Para todos os Pagamentos realizados, os serviços financeiros da Associação Amigos da Grande Idade, passam e enviam a respectiva Factura do movimento global realizado.

Certificado

É emitido certificado de participação no Curso pela Associação Amigos da Grande Idade, com descrição de carga horária , das competências dos formadores e dos conteúdos.

Avaliação

Não existe avaliação que não seja grau de satisfação dos formandos e avaliação do curso pelos mesmos em questionário próprio.

Inscrição ON-LINE

Atendimento permanente – 91 971 17 97